A Ilha de Páscoa ou Rapa Nui é uma ilha cercada de mistérios e remota, que encanta os viajantes ao redor do mundo.
Por causa disso, o Destinos Imperdíveis aterrissou na região e vamos compartilhar absolutamente tudo com você! Partiu conferir como aproveitar a encantadora Ilha de Páscoa?
Como de costume, fizemos um episódio na região e convidamos você a assistí-lo antes de ler os detalhes da viagem aqui no nosso blog:
Onde fica a Ilha de Páscoa?
A Ilha de Páscoa é um território insular, que fica no Oceano Pacífico e pertence ao Chile. Famosa pelas estátuas dos Moais, a ilha é um destino com paisagens incríveis e uma cultura espetacular.
Partindo de Santiago, o voo é de 5 horas em direção a um dos cenários mais encantadores que já vimos.
Localizada a mais de 4 mil quilômetros da costa do Chile, a Ilha de Páscoa vai muito além dos famosos Moais, permitindo que o o viajante possa curtir momentos inesquecíveis.
O que fazer na Ilha de Páscoa?
A Ilha de Páscoa é um local encantador e repleto de belezas naturais de tirar o fôlego, confira o que fazer na região:
1. Apreciar os moais
Os Moais são esculturas gigantescas, feitas em pedras vulcânicas e que chamam muita atenção na Ilha de Páscoa.
Existem muitas teorias sobre como eles surgiram e encontramos na internet diversas possibilidades. Contudo, você só saberá os detalhes reais se visitar a ilha. Os locais possuem extenso conhecimento sobre a cultura dos Rapa Nui, povo antigo que habitou a região e foram responsáveis pela construção dos Moais.
Os guias nos mostram como deve ter acontecido o transporte de cada Moai, sendo que alguns deles chegaram a ser transportados por mais de 20 km. Mesmo com todo o conhecimento e informação que os guias nos transmitem, sempre será um mistério a verdade sobre as construções e transportes dessas gigantescas estátuas feitas em pedra vulcânica.
É útil você saber que existem dezenas de moais espalhados por Rapa Nui. Muitas pessoas só ouviram falar sobre os principais, aqueles 15 que ficam perfeitamente alinhados de frente ao mar.
Ao longo dos passeios a gente percebe que são várias esculturas, em parques fechados e outras na própria região do mar, sem contar os diversos que aparentam ser esboços dos moais que não foram finalizados.
Aquela curiosidade de como eles surgiram e quem foi responsável por eles, na verdade só aumenta ao longo dos passeios e confesso que ainda saímos de lá cheinhos de curiosidade.
2. Ahu Tahai
Em Ahu Tahai o visitante vê diferentes conjuntos de Moais e pode aproveitar o cenário deslumbrante para assistir ao pôr do sol.
Ahu Tahai fica bem pertinho do centro da cidade, nós saímos do nosso hotel e fomos caminhando até lá. É um lugar fácil de visitar e que apresenta o sol se pondo bem atrás das estátuas. O visual é memorável e é um dos locais que oferecem a possibilidade de ver um Moai com os olhos pintados. Esse é um passeio que você precisa incluir no seu roteiro!
3. Passeio de quadriciclo até Anakena
A gente pegou um quadriciclo no nosso hotel e partiu rumo a Anakena, uma praia que está situada a 20 km de distância do hotel.
Com uma belíssima praia de água cristalina e morninha, o visual vale muito a pena. Com uma plataforma que conta com 7 moais, a praia tem um cenário único e uma pequena infraestrutura.
Lá é o local ideal para curtir uma manhã ou tarde sem pressa, aproveitando a praia de águas cristalinas e as belezas naturais da região de Rapa Nui.
4. Assistir ao nascer e pôr do sol
Uma das atividades que não pode faltar em seu cronograma na Ilha de Páscoa é assistir ao nascer e pôr do sol! São momentos espetaculares nos quais o colorido do céu contrasta com a beleza natural da região.
Para o nascer do sol, nós acordamos bem cedinho e visitamos Ahu Tongariki, onde estão os 15 famosos Moais enfileirados, na costa sul da Ilha de Páscoa. Com o sol nascendo, as cores tomam conta do céu e tornam o cenário deslumbrante.
Os 15 moais estão perfeitamente alinhados e apresentam tamanhos diversos. Estas são algumas das estátuas que passaram por um processo de restauração após guerras locais e um tsunami que atingiu a região.
É possível aproveitar o cenário que é lindo e se conectar com a natureza durante a experiência. Prepare-se para um espetáculo e o sentimento de estar em um dos lugares com energia mais forte da ilha.
5. Rano Raraku
A região é conhecida como Fábrica de Moais. Acredita-se que ali os Rapa Nui construíam os Moais e depois os transportavam para os lugares que deveriam ficar. A fábrica fica na base do vulcão Rano Raraku.
O passeio conta com uma trilha leve e fácil, onde o viajante pode conhecer mais sobre as pedras do vulcão e os Moais que foram fabricados ali.
A maior parte dos Moais que estão no local foram testes que os povos locais fizeram até chegar as estátuas que avistamos por toda a Ilha de Páscoa. Por lá, também é possível ver Moais inacabados e alguns que estão com parte do corpo enterrados.
6. Orongo
Este é mais um trekking que você deve fazer na ilha. O passeio só pode ser feito com acompanhamento de um guia. Durante toda a caminhada, você terá contato com a história dos Rapa Nui, toda a cultura desse povo, além de conhecer as Casas de Pedra que eram habitadas pelos Homem Pássaros – um ritual na região o consagrava com este nome.
Em Orongo, você também terá contato com mais estátuas de Moais. Contudo, a melhor parte do passeio é a chegada na cratera cratera do vulcão Rano Kau. Um visual incrível e muito impactante, tanto pela beleza como pela característica da paisagem. De um dos lados é possível ver toda a cratera do vulcão com o oceano ao fundo. Prepare-se para fotos incríveis e super instagramáveis!
7. Ana Kakenga
Se tem um passeio que você não pode deixar de fora da sua viagem é o Trekking em Ana Kakenga. A trilha é longa, porém muito fácil, afinal todo o caminho é praticamente plano. Durante todo o trekking, você terá um visual incrível de toda a costa de Rapa Nui.
Contudo, o que faz o passeio ser imperdível é a caverna Ana Kakenga.
Com uma entrada estreita e escura, o passeio exige um pouquinho de esforço, mas que logo você verá que vale a pena. Assim que passar pela entrada da caverna, caminhará poucos metros e terá um dos visuais mais lindos da Ilha. Em dois pontos distintos há uma abertura na caverna. A primeira oferece uma vista única de todo o oceano e a costa de Rapa Nui e a outra está voltada para a parte central da ilha.
Como é o clima na região?
O clima na Ilha de Páscoa é ameno, com média de 22°C ao longo do ano. Portanto, é a temperatura ideal para passear ao ar livre e curtir as atrações da região.
Importante ressaltarmos que a região apresenta um buraco na camada de ozônio. Então, mesmo que o clima esteja mais ameno ou que o sol aparente estar bem nublado, não se esqueça de passar o protetor solar. Os raios solares são realmente bem mais intensos lá em Rapa Nui.
Aqui cabe mais uma dica, se possível, viagem para a Ilha de Páscoa no verão, por ser uma época mais quente, com água morninha e quando a vila de Hanga Roa fica mais agitada. No inverno, a temperatura cai para 20°C em média e as chuvas atrapalham os passeios.
Além disso, agendar sua viagem para a primeira quinzena de fevereiro garante o aproveitamento do clima favorável e também permite que o viajante curta as festividades locais que acontecem no período.
O que levar na mala para curtir a Ilha de Páscoa?
Roupas confortáveis são fundamentais para aproveitar Rapa Nui, assim como óculos de sol e protetor solar!
A maior parte dos passeios são ao ar livre, o que faz com que o viajante fique bastante tempo exposto ao sol.
Quase todos os passeios na Ilha de páscoa são caracterizados como trekking. Por isso, calçados como tênis, shorts, bermudas, camisetas com proteção UV e são grandes aliados. Levar roupa de banho também é indicado para curtir a estrutura de seu hotel e algumas praias.
Não se esqueça de jeito nenhum do protetor solar, tá?
Os roupas da Columbia são excelentes opções para esse tipo de viagem e nós recomendamos que elas façam parte da sua mala. Dá uma olhadinha em tudo o que eles oferecem clicando aqui.
Onde se hospedar na Ilha de Páscoa?
Nós nos hospedamos no Nayara Hangaroa que é bem próximo ao aeroporto e oferece todas as refeições e passeios inclusos no valor da diária.
Dessa forma, a gente só precisou se preocupar em curtir a Ilha que é encantadora. A excelente infraestrutura do hotel ajuda a relaxar e ter energia para curtir bons momentos de contato com a natureza. Valeu muito a pena para a nossa experiência!
A base da culinária é dos produtos locais, por isso, é interessante aproveitar a gastronomia do hotel para conhecer os ceviches e pratos com peixes e camarões que são muito saborosos. Ao todo são 3 restaurantes no complexo, para que o hóspede possa aproveitar bastante a culinária local.
A Ilha de Páscoa apresenta diversas opções de hospedagem, mas sem dúvida alguma, a experiência completa do Nayara Hangaroa tornou a nossa viagem ainda mais especial.