Você já deve ter se perguntado se por acaso já visitou os países de onde seus ancestrais vieram, não é mesmo? Nós já nos fizemos essa pergunta!
Afinal, já passamos por destinos incríveis, mas nós brasileiros somos uma mistura genética de diversos povos.
E naturalmente, mesmo sabendo a história da nossa família, acabamos não tendo certeza de quais são os nossos genes ancestrais. Curiosos que somos, testamos nossa genética e vamos te contar tudinho que descobrimos, partiu conferir?
Como funciona o teste genético de ancestralidade?
Para começarmos do início, é importante entender que o teste ocorre de forma prática e simples! Não é necessário sequer sair de casa para fazê-lo, então não restam desculpas para deixar para depois.
O teste de ancestralidade descobre de onde são os antepassados, a partir da análise de DNA da pessoa que envia a amostra para o laboratório.
E o mais divertido é que dá para saber informações que nenhuma pessoa mais velha da família sabe. Afinal, é natural que nossos pais saibam da linhagem familiar mais recente.
Mas isso não significa que saibam tudo sobre a ancestralidade da família. E a partir do teste genético, conseguimos saber todos os detalhes sobre a região de onde saíram nossos antepassados.
Busca de parentes
O teste de ancestralidade também possibilita aproveitar a plataforma da Genera para encontrar pessoas que compartilham trechos de DNA iguais aos seus.
As pessoas do sexo biológico masculino conseguem obter informações sobre o caminho percorrido pelas suas linhagens materna e paterna. Enquanto as pessoas do sexo biológico feminino conseguem obter todos os dados sobre a linhagem materna.
Uma vez que, ocorre uma análise do DNA mitocondrial e o laboratório envia todos os detalhes e informações obtidas a partir do resultado de seu exame.
E não precisa se preocupar, a explicação é detalhada e sem aquele linguajar que torna o entendimento inacessível! O resultado é completo, permitindo que a gente entenda todos os passos da nossa linhagem, sabendo como o nosso DNA foi formado a partir dos passos de cada um dos nossos ancestrais. É, sem dúvidas, um resultado muito interessante de ler.
Teste genético de ancestralidade: de onde meus ancestrais vieram?
É perfeitamente natural não saber todos os detalhes sobre nossa ancestralidade, principalmente, por causa do histórico do povo brasileiro ser miscigenado.
Diante disso, a gente ficou motivado a fazer um teste genético de ancestralidade que saiu super rápido e revelou mais sobre nosso passado.
O teste de ancestralidade analisa o SNPs, sigla em inglês que significa Polimorfismo de Nucleotídeo Único. São marcadores específicos que revelam o perfil genético de cada população. O povo brasileiro revela um perfil genético bastante variado, com composição principalmente de povos europeus, africanos e ameríndios.
Afinal, foram os principais colonizadores do Brasil. O meu teste revelou a ancestralidade principal de povos europeus.
Que tal montar um roteiro de viagem para conhecer onde seus ancestrais viviam?
Por aqui, a gente teve a ideia de aproveitar nossas informações sobre ancestralidade com o intuito de viajar no futuro para conhecer mais sobre os países de onde vieram nossos ancestrais.
Uma vez que, é uma forma divertida e única de ter contato com mais detalhes sobre nossa história, raízes e a cultura que envolvia nossos ancestrais.
Muito embora o brasileiro já tenha contato com muitos dos doces dos portugueses, hábitos de descendentes estrangeiros, é natural que existam diferenças ao visitar as cidades de onde nossos ancestrais vieram.
Afinal, até o clima interfere nos hábitos e costumes das pessoas e é muito interessante conhecer de perto mais da história de como viviam nossos antepassados.
Pensando nisso, a gente planeja montar alguns roteiros de viagens internacionais para aproveitar a experiência de conhecer as regiões de onde vieram nossos genes.
E cá entre nós, é uma ótima ideia para você incluir em sua lista de desejos de experiências de vida. Sendo uma boa oportunidade para descobrir mais sobre sua própria história.
Testes genéticos são muito reveladores
Na experiência com os testes genéticos, nos deparamos com o fato de que eles são realmente muito precisos e revelam detalhes sobre nossas características.
Até mesmo a preferência por tipo de atividade física pode ser explicada quando você conhece seus marcadores genéticos, não é demais?
Muito embora a genética não seja um fator que sozinho definirá todos os seus comportamentos e hábitos, é um marcador importante para prestar atenção.
Uma vez que, os marcadores genéticos revelam preferências e habilidades. Além disso, as informações genéticas revelam predisposições, aspecto que é interessante para que possamos aproveitar mais as viagens, usufruindo com saúde e bem-estar da experiência de conhecer os locais onde nossos ancestrais viveram.
Sem dúvidas, é uma experiência única desbravar a história e cultura de uma região, principalmente, quando a gente sabe que nossos ancestrais viveram naquele lugar, com os hábitos das pessoas de lá.
O que acaba tornando a viagem muito mais excitante e possibilita que a experiência seja realmente única. Até mesmo se você já conheceu a região, poderá voltar com um novo olhar.
Teste genético revela muito sobre seu histórico
Um aspecto interessante é que o teste genético revela vários detalhes sobre seu histórico ancestral, o que é interessante para saber mais sobre a sua família.
Mas se você é ainda mais curioso, não se acanhe! A gente foi além e descobriu mais sobre nossa saúde a partir dos testes genéticos da Genera.
E claro, a gente vai compartilhar tudo com vocês, por ser um assunto extremamente interessante. Mas isso daí é assunto para o próximo post.
E para te ajudar a saciar a sua curiosidade, a gente também conseguiu um cupom de desconto, o DESTINOS5, para que você faça seu teste com os melhores preços. Partiu conferir sua ancestralidade?
A Genera te ajuda a obter resultados seguros, confiáveis e fáceis de compreender. Portanto, não há motivo para deixar de fazer seu exame. Basta pedir ao laboratório e o kit é enviado para que o teste seja feito e você possa se divertir viajando por onde seus ancestrais viveram.