O Destinos Imperdíveis chegou ao litoral norte de São Paulo para explorar a Capital da Vela. Senhoras e senhores, com vocês Ilhabela.
No nosso roteiro de 4 dias por lá passamos por praias lindíssimas, fizemos passeio de 4×4, visitamos cachoeiras, curtimos o centro histórico e muito mais!
Agora chega de papo e embarque com a gente pra essa maravilhosa ilhota que fica a cerca de 3h30 da capital paulista. Partiu?
A Praia do Veloso é uma das últimas praias acessíveis do litoral sul de Ilhabela. Sua extensão é de aproximadamente de 200 metros e é muito frequentada por moradores da ilha que procuram uma praia mais tranquila.
Com águas calmas e com poucas ondas, a Praia do Veloso é perfeita para famílias com crianças ou casais que querem dar uma relaxada. Por ali, você ainda encontra um pequeno restaurante com ducha, um playground para os pequenos, além de um ponto de aluguel de caiaque e standup paddle.
Se você busca mais agito, a Praia do Curral é pra você! São 560 metros de extensão com uma faixa de areia plana e larga. Localizada entre a Praia Grande e a Praia do Veloso, o Curral conta com águas verde esmeralda e um grande leque de atividades.
Reserve algumas horinhas do seu dia pra curtir sem pressa a bela paisagem e aproveitar toda infraestrutura do local.
Na Praia do Curral, você também encontra barracas de aluguel de caiaque, equipamentos de mergulho, body board e até GoPro. Os bares, restaurantes e beach clubs que ficam a disposição ao longo da praia contam com drinks e porções de primeira.
A Praia das Pedras Miúdas leva esse nome em função da grande quantidade de pequenas pedras no fundo do mar e na areia. Com um estacionamento público, a praia conta com boa estrutura de bares e restaurantes e está a apenas 2 km da balsa.
Essa é provavelmente uma das menores praias de Ilhabela, mas também um dos pontos mais procurados pelos mergulhadores.
É nesta região que está localizado o Santuário Ecológico Submarino, que reserva uma grande quantidade de espécies de animais.
Acordamos cedo e partimos pra agência Maremar, onde nosso 4×4 já nos esperava pra começar a trilha rumo à Castelhanos. Durante o percurso de aproximadamente 20 km, fizemos algumas paradas, incluindo uma nas piscinas naturais.
Essas piscinas ficam dentro do Parque Estadual e, além de poços de águas cristalinas, você encontra diversas quedas d’água também. Mesmo com a chuva e a neblina que pegamos no percurso, pudemos ver a densa vegetação além de belas cachoeiras.
Chegando na Praia de Castelhanos, paramos o carro no estacionamento e seguimos a pé por uma trilha de cerca de 10 minutos.
Por ser acessível apenas por barcos ou carros 4×4, a praia é bem menos movimentada, sendo um paraíso quase intocado. Tivemos praticamente 4 horas por lá e pudemos curtir com calma as águas incrivelmente cristalinas de Castelhanos.
Deu tempo inclusive pra subir no Mirante do Coração, uma parada obrigatória a todos que visitam a praia. Em menos de 5 minutos, você sobe a escadaria rumo ao mirante e dá de cara com o coração formado pelo mar e as rochas.
Aproveite o resto do tempo para almoçar em algum dos restaurantes e apreciar o visual de uma das praias mais lindas do país.
A Cachoeira dos Três Tombos fica bem próxima a Praia da Feiticeira e leva esse nome em função das 3 quedas d’água do complexo. Caminhamos alguns poucos metros e encontramos o Segundo Tombo, uma bela queda d’água com águas limpíssimas.
Seguimos então para o primeiro tombo, onde encontramos uma cachoeira ainda maior que forma um poço cristalino. Nos dias de calor, o poço do primeiro tombo é perfeito para um bom e refrescante banho. Só tome cuidado com as pedras.
Infelizmente, o terceiro tombo estava interditado temporariamente, mas subimos o drone e conseguimos as imagens que você vê agora.
Também conhecido como Vila, o charmoso Centro Histórico é parada obrigatória para todos que visitam a Ilhabela. Por lá você encontra lojinhas coloridas, diversos restaurantes, prédios históricos bem conservados e até mesmo canhões.
Uma das principais atrações é a Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, uma das construções mais antigas da ilha.
Com arquitetura do período colonial, a igreja localizada no Morro do Baepi foi construída entre 1697 e 1718.
Outro destaque é o Museu Waldemar Belisário, com sua exposição de navios e caravelas, além de obras de diversos artistas.
Não deixe de visitar a Rua do Meio, uma das mais charmosas do centro. Ali você encontra marcas consagradas e diversos restaurantes.
Se você busca um lugar para fazer compras ou levar algumas lembrancinhas, o Centro Histórico é o local perfeito para isso.
A Praia da Pedra do Sino é de fácil acesso e conta com estacionamento, além de diversos restaurantes e bares. Destaque para a passarela de madeira que passa em meio às enormes pedras que dão nome à essa linda praia.
Pegue uma pedra pequena e bata nas enormes rochas. Algumas delas emitem um som muito parecido com a de um sino. O mar tranquilo, o cenário com grandes coqueiros e os quiosques beira-mar fazem a alegria de turistas e moradores.
Ali perto, ainda no litoral norte, fica outra praia bem menos movimentada e igualmente linda: a Praia do Pinto. Bem mais tranquila, até por ter menos infraestrutura, a Praia do Pinto é perfeita para quem gosta de sossego.
Nessa viagem, nos hospedamos na excelente Pousada do Capitão, que fica bem pertinho do Centro Histórico de Ilhabela. Os quartos são muito bem decorados, com detalhes náuticos, banheiro recém-reformado e até sala com sofá, poltrona e tv.
A área comum é bem arborizada, com redes à disposição e uma piscina super convidativa bem em frente aos quartos. Já o restaurante é bem aconchegante, com área externa e, por ali é servido um café da manhã delicioso com diversas opções.
A Pousada do Capitão ainda oferece diversas áreas de convivência como biblioteca, salão de jogos e bar.
E se você quiser se hospedar na Pousada do Capitão ou em mais de 1.900 hotéis pelo país pagando pouco, aí vai nossa dica: com os planos de assinatura da Coob+, você economiza até 60% com hospedagem e ainda tem direito a Seguro Viagem e Café da Manhã.
Acesse o site coobmais.com.br e confira as opções de planos. Tenho certeza que algum se encaixa no seu perfil de viagem.
E aí, curtiu nosso roteiro por Ilhabela? São tantas opções de passeios que certamente voltaremos ao destinos mais algumas vezes.
Não deixe de conferir nossos outros episódios do projeto Check-ins Pelo Brasil, onde exploramos diversos cantinhos do nosso país.
Viajar é sempre bom! E por isso, hoje trouxemos um dos destinos mais cobiçados: a…
Ideal para quem busca relaxar e curtir dias tranquilos, o Jurema Águas Quentes é um…
A nova roda gigante da Serra Gaúcha proporciona um visual incrível para curtir um momento…
A Ilha de Páscoa ou Rapa Nui é uma ilha cercada de mistérios e remota,…
Já se imaginou em um cruzeiro para a Antártida? A gente não só imaginou, como…
O projeto Check-ins pela Flórida aterrissou em Fort Lauderdale para trazer todos os detalhes sobre…