Acredite, mesmo sendo um país tropical, o Brasil reserva destinos incríveis para você curtir durante o inverno. Para provar, selecionamos cinco opções imperdíveis, ideais para aproveitar a estação mais fria do ano.
Sendo o quinto maior país do mundo em extensão territorial, não é de se espantar que o Brasil possua uma diversidade imensa de lugares para curtir em qualquer momento do ano. Como o inverno já está quase ai, selecionamos 5 alternativas para você aproveitar as baixas temperaturas. Confira!
Canela (Rio Grande do Sul)
Localizada na Serra Gaúcha, do ladinho de Gramado, Canela é um destino que acaba passando despercebido por muitos, mas que reserva atrações tão, ou mais surpreendentes que a famosa cidade vizinha, conforme já falamos aqui. Mas se você ainda não conferiu, ai vai um resumo do que te espera por lá.
O grande diferencial da cidade é a sem dúvidas a imponente Catedral de Pedra, com seu estilo gótico que impressiona quem passa pelo local. Porém, Canela também abriga algumas das principais atrações naturais da Região das Hortênsias, a Cascata do Caracol. Com 131 metros de queda d’água, este espetáculo da natureza é simplesmente incrível .
No inverno, Canela conta com todo aquele charme que já é marca registrada de Gramado, com direito a ventos gelados e neblinas. A vantagem, porém, é que o destino acaba sendo bem menos movimentado que a cidade vizinha, permitindo que você aproveite a viagem com calma e tranquilidade.
Campos do Jordão (São Paulo)
Também conhecida como a “Suíça brasileira”, Campos do Jordão já se transformou em um dos principais destinos de inverno do país. Motivos para isso não faltam. A cidade é o núcleo urbano mais alto do país, a 1.628 metros de altitude, oferecendo temperaturas amenas praticamente o ano inteiro.
Encante-se com a charmosa arquitetura alpina e o cenário, completado pelos plátanos que decoram as ruas principais. Aproveite o centro do Capivari para fazer compras e experimentar os chocolates artesanais da região. Nos dias ensolarados, curta as atrações naturais, como o Horto Florestal, parque estadual mais antigo do estado de São Paulo, que ocupa uma área total de 30% da cidade e conta com cenários simplesmente apaixonantes.
Para encerrar o dia, vale visitar um dos diversos barzinhos locais, que oferecem cervejas locais e pratos da gastronomia alemã, como as suculentas salsichas artesanais. Outra opção mais romântica é degustar um fondue na companhia daquela pessoa especial.
Caldas Novas (Goiás)
Inverno não precisa ser sinônimo de frio. Águas quentes que vertem do solo a temperaturas médias de 35°c, aliadas a uma ampla infra estrutura de lazer, transformaram Caldas Novas (confira o vídeo que o pessoal do 3em3 fez lá clicando aqui) em um dos principais pólos turísticos do Brasil. Espere encontrar por lá parques temáticos, hotéis e resorts que contam com tudo o que você precisa para aproveitar ao máximo sua viagem.
Não é de se espantar que o inverno seja um dos melhores períodos para visitar a cidade. O menor volume de chuvas, aliado as baixas temperaturas, oferece o cenário perfeito para curtir as atrações do local. Desfrutar das piscinas aquecidas durante a noite, quanto os termômetros marcam cerca de 16°c, é uma melhores experiências do destino.
Para deixar a viagem ainda melhor, a maioria dos hotéis oferece programações especiais o ano inteiro, vale se informar com o estabelecimento onde você estará hospedado para conferir as atrações.
Ouro Preto (Minas Gerais)
Esqueça a folia do Carnaval, Ouro Preto vem se revelando um dos melhores destinos do país para curtir a estação mais fria do ano.
Repleta de paisagens de tirar o fôlego, construções históricas, museus, arte e cultura, a belíssima cidade mineira oferece uma verdadeira viagem no tempo. Apenas igrejas, a cidade conta com pelo menos 20 abertas a visitação. Entrar nelas é como adentrar os espaços de um museu. A arquitetura por si só é uma verdadeira obra de arte, lá dentro, altares e pinturas ricamente detalhados vão ficar marcados em sua memória para sempre.
Já que mencionamos os museus, nenhuma visita a Ouro Preto está completa sem conferir o Museu da Inconfidência, onde estão documentos, móveis e peças de arte que contam a história da independência do Brasil. Aproveite para caminhar pelas ruas de pedra da cidade, aproveitando o visual barroco, enquanto se aquece com um chocolate quente cremoso.
Como o assunto é gastronomia, esqueça a dieta e delicie-se com os sabores da cozinha mineira, como tutu, feijão tropeiro e o famoso doce de leite mineiro.
Blumenau (Santa Catarina)
Belezas naturais estonteantes, algumas das melhores cervejarias artesanais do Brasil e a arquitetura germânica fazem de Blumenau uma das cidades mais bonitas do país. O local sedia a segunda maior Oktoberfest do mundo, perdendo apenas para a de Munique. Porém, é no inverno que um clima mágico toma conta da cidade, dando a sensação que você está vivendo um conto de fadas!
O lugar mais famoso da cidade é o Parque Vila Germânica, que sedia o famoso evento mencionado acima. No restante do ano, o espaço é aberto a visitação, oferecendo mais de 30 mil m² para curtir o cenário proporcionado pelas casinhas, construídas em estilo enxaimel, e saborear os tradicionais pratos da cozinha alemã oferecidos nos restaurantes do local.
Se a idéia é curtir a natureza da região, vale conferir o visual do mirante do Parque Spitzkopf, que fica ao final de uma trilha com 7 km de extensão, dentro do Parque Nacional da Serra Itajaí, oferecendo uma vista panorâmica da serra catarinense. Já os amantes de bebidas podem aproveitar para fazer uma visita as principais cervejarias da cidade e conhecer um pouco mais sobre o processo de produção da bebida.
Já decidiu qual desses destinos você vai conhecer primeiro? Só não esqueça de pegar um casaco!
Deixe uma resposta