O grande fluxo de colonizadores e imigrantes resultou em uma mistura de culturas únicas, proporcionando cenários e atrações que são um deleite para os olhos e fazem a imaginação voar longe, pensando em como deveria ser a vida por ali no passado. Muito além memórias inesquecíveis, preparamos esta lista com 3 destinos históricos que vão lhe proporcionar uma verdadeira viagem no tempo, confira!
Você certamente já deve ter ouvido falar de São Luis. A capital do Maranhão é reconhecida pelos seus prédios antigos, que abrigam séculos de história. É impossível não se imaginar em um filme de época ao caminhar pelas ruas do Centro Histórico da cidade. As mais de 4 mil construções proporcionam um cenário tão único e rico que a região é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco.
Comece seu passeio pela Rua do Sol, que abriga o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, um dos mais famosos da região. Logo a frente também é possível ver a icônica fachada rosada do Teatro Arthur de Azevedo, cujo interior é ainda mais deslumbrante, e funciona até os dias de hoje. Seguindo o trajeto, vá até a Rua do Egito, que leva a parte baixa do local e as famosas construções revestidas de azulejo, técnica utilizada para reduzir a temperatura interna dos edifícios.
Para curtir ainda mais o destino, visite a Praia do Calhau que, apesar de não ser tão famosa, conta com águas calmas e os charmosos quiosques padronizados, que oferecem um ambiente tranquilo e sossegado. Vale também estender a viagem para dar um pulinho nos Lençóis Maranhenses, uma das atrações mais especiais da natureza brasileira. Inclusive, temos um guia completo de como curtir ainda mais este destino, para conferir é só clicar aqui.
Salvador – Bahia
Tendo sido a primeira capital brasileira, já dá para imaginar a quantidade de história que Salvador abriga em suas ruas. Aliando este fato a estupenda natureza, cultura rica, alguns dos melhores museus do país e a gastronomia diversificada, o destino oferece uma experiência simplesmente inesquecível.
Começamos nosso roteiro pelo famoso Elevador Lacerda que, com sua vista espetacular, nos leva até o nosso destino, o Pelourinho. Também Patrimônio Cultural da Humanidade, desde 1985, a terra do Olodum reúne inúmeras construções erguidas entre o século XVII e XVII. Prédios que vão desde Igrejas a casarões de estilo barroco, que abrigam lojas, museus, bares e restaurantes.
Não deixe de conferir a Igreja e Convento de São Francisco. Para a decoração da área interna, foi utilizada cerca de uma tonelada de ouro, criando um visual de cair o queixo, que realça ainda mais os detalhes que adornam o ambiente.
Aqui fica um aviso: para preservar a estrutura das ruas do local, não é permitida a circulação de veículos por lá, o que, de certa, garante mais tranquilidade para você curtir o seu passeio sem preocupações.
Porém, nem só de história vive Salvador. Aproveite sua visita para dar um mergulho nas águas da praia de Itapuã e curtir o visual simplesmente apaixonante da Praia da Barra, fechando o dia assistindo ao pôr do sol no Farol da Barra, um programa imperdível.
Geralmente é no carnaval que as pessoas voltam seus olhares para Olinda e seus festejos com os tradicionais bonecos gigantes. A estimativa é de que mais de 2 milhões de turistas visitam a cidade neste período e que, geralmente, deixam de aproveitar alguns dos principais encantos do local.
Assim como os outros dois destinos aqui listados, Olinda também abriga um Patrimônio Cultural da Humanidade. Basta uma breve caminhada pelas ruas do Centro Histórico para entender o porquê desta nomeação. As coloridas construções em estilo barroco abrigam inúmeros ateliês e lojas de artesanato. Entre as ruas e vielas, escondem-se dois dos principais pontos turísticos do estado: a Basílica de São Bento e o Convento de São Francisco. A primeira é famosa pelo seu altar repleto de detalhes, banhado com 28 Kg de ouro, onde são realizadas missas até os dias de hoje. Já o convento reserva aos visitantes 16 painéis feitos com azulejos portugueses, que contam a vida de São Francisco.
O litoral de Olinda também não faz feio, abrigando excelentes praias, como a famosa Praia do Farol e a Praia dos Milagres, considerada uma das melhores da região. Não deixe de conferir também o Alto da Sé, onde você encontra a tradicional feira de artesanato local e uma vista panorâmica da capital, Recife, perfeita para atualizar o álbum de fotos.
Viajar pela história do Brasil é um programa excelente, que vai lhe proporcionar momentos únicos e experiências inesquecíveis. Conta para a gente que outro destino histórico não pode faltar na sua lista.
Viajar é sempre bom! E por isso, hoje trouxemos um dos destinos mais cobiçados: a…
Ideal para quem busca relaxar e curtir dias tranquilos, o Jurema Águas Quentes é um…
A nova roda gigante da Serra Gaúcha proporciona um visual incrível para curtir um momento…
A Ilha de Páscoa ou Rapa Nui é uma ilha cercada de mistérios e remota,…
Já se imaginou em um cruzeiro para a Antártida? A gente não só imaginou, como…
O projeto Check-ins pela Flórida aterrissou em Fort Lauderdale para trazer todos os detalhes sobre…